sábado, 31 de maio de 2014

O Laudo: Quando Clarina's Day mudou de dia...

Acaboooouuuu! Acabou! Acabooooouuuu! Acabou!

Eu tinha desligado o meu caps lock por que está vindo muito de energia aqui em casa e eu precisava economizar, porque essa luizinha gasta demais, e também porque eu estava decepcionadíssima. Foram duas semanas esperando pelo aniversário da Giselle, foram duas cenas com o caps lock ligado esperando pelos spoilers e surtando com os mesmos para quando o capítulo fosse ao ar ser aquela negação. A dança coladinhas foi a dança do “bonecão do posto, ta maluco, ta doidão”, a cena de Marina falando no ouvido da Clara passou galáxias de distancia do que eu imaginei, assim como todas as outras cenas. Elas foram sim significativas, mas não teve 1% do que eu esperava.

Expectativa...

Ta aí algo que é a causadora das maiores decepções. A pior coisa que existe é esperar por muito e não receber nada. E essa foi a sensação que o capítulo do aniversário da Giselle me causou, de não ter recebido nada, e pior, me senti completamente desrespeitada, porque se formos ver todos os spoilers que saíram eles só aumentavam mais nossas expectativas e fazia a gente pensar que seria O capítulo 100, mas mais uma vez só expectativas.

Fiquei revoltada sim quando o capítulo acabou. Fiquei com uma dor no estomago infernal porque Clarina, assim como Caskett, Clois, Calzona e Charah, acabam com minhas estruturas, e eu não sinto nenhum pouco por isso, só sinto dor de estomago mesmo. Eu disse que não ia surtar por mais spoiler nenhum, porque eu fiquei na cabeça que quanto mais surtávamos, mais o Gshow nos trollava e quanto mais surtávamos a Globo nos dava capítulos porcos, então eu não ia surtar, meu caps lock seria desligado e eu ia assistir a novela como qualquer pessoa normal.

Só que eu não sou uma pessoa normal...

Nenhum de nós é...


Nós somos shippers do casal mais bem escrito da Globo. Nós estamos lutando por esse casal desde o dia que subimos a primeira tag. Nós temos blog, temos página no facebook, mesmo quem não tinha um twitter ou até mesmo não gostava, fez um para ajudar a subir tag no twitter. Clarina pode ser muita das vezes desperdiçadas sim, mas não deixa de ser de longe uma das histórias mais lindas que eu já vi em uma novela, e hoje mais uma vez foi algo para comprovar meu ponto.

Já cansei de repetir que eu não duvido por nenhum segundo de que vai ter copa, de que vamos ver essas duas juntas, mas ontem parecia que tinha sido a gota d’água para mim por causa da apunhalada que recebemos.

Parecia que tinha sido...

Porque como disse, não sou uma pessoa normal, e com esse capítulo, mesmo com o spoiler da briga Cladu eu decidi por não me animar, eu decidi por não surtar, eu decidi por não criar expectativas, o que viesse a ser seria, pois eu estava cansada e meu estomago ainda estava doendo e não tinha remédio que resolvesse.

O ruim de não criar expectativas, ou nesse caso muito bom, obrigada, é que você se surpreende com tudo que é passado, e mesmo que não se surpreenda, não se decepciona, pois você não está esperando nada mesmo, então o que vier é lucro. E no nosso caso saímos com o saldo tão positivo que todo mundo passou a se questionar se o Clarina’s Day tinha mudado de dia, assim como o capítulo 100. Por que esse capítulo 101 de "Em Família" foi digno de ser um capítulo 100 e foi o melhor capítulo da novela depois da sequencia do flashback + primeiro quase beijo.


No começo da novela eu tinha lido algo com o Maneco dizendo que toda a história Clarina aconteceria entre paredes. Quando eu li isso imaginei que elas se relacionariam secretamente, que seria algo entre paredes mesmo, mas sendo sincera, parando para analisar tudo, a história delas aconteceu realmente entre paredes, mas de uma outra forma, que para mim, é tudo mais lindo, maravilhoso, romântico e poético.

Tudo começou no estúdio, os xavecos, as cantadas, as indiretas diretas, as declarações, as separações, as reconciliações, os quase beijos, tudo veio do estúdio, depois tivemos Angra, onde só foram as duas, em meio disso tivemos Clara perguntando sobre experiência entre mulheres que também começou entre paredes, teve o flashback, teve o primeiro quase beijo e aos poucos tudo isso foi sendo desenrolado para que ficasse visível, para que elas começassem a mostrar todo esse carinho e amor que uma sente pela outra em público, e em uma cena de 37 segundos isso foi mostrado muito bem, obrigada. Até ontem Clara estava tirando sua mão da mão da Marina e hoje ela ofereceu sua mão, para elas entraram no Galpão de mãos dadas e depois abraçadas. Se Clara antes tentava esconder a todo custo seu não relacionamento com a Marina, hoje ela quer mais que o mundo se acabe em dia dos namorados para ela ter dias românticos todos os dias com a Marina.


Se pudesse resumir esse capítulo em uma único nome, ele seria resumido em “Clara”, porque por mais que tenha tido cenas da Marina, por mais que teve Marina lembrando do melhor flashback de todos os flashbacks já feitos na vida, esse capítulo foi a Clara sambando na cara da família brasileira e fazendo com que a gente voltasse a amá-la totalmente, pelo menos até os próximos capítulos porque bipolaridade a gente vê por aqui.

“Eu não podia deixar de entrar aqui só pra olhar para você.”

Clara está apaixonadíssima...

Clara está amando...

Mesmo que a gente diga que todo mundo sabe dos sentimentos da Clara pela Marina, menos a própria, nesse capítulo não me incomodou nenhum pouco, e na realidade, cada capítulo que passa me incomoda menos ainda, pois eu sou uma das que diz que Clara tem que se declarar logo, mas tem capítulos que ela vem demonstrando mais e mais que não vive sem a Marina, então enquanto o “Eu to te amando, Marina” não chega, eu fico com um sorriso de orelha a orelha ouvindo essas pequenas declarações que ela faz.


Clara não pergunta mais sobre experiência com mulheres, ela diz que se apaixonou por uma mulher. Todas as duvidas que ela tinha, todos os medos sobre se relacionar ou não com uma mulher não existe mais, e tudo começou a ficar bem comprovado naquela conversa com o Virgílio, foi onde começou o samba na cara da família brasileira. Clara falou o que vivemos falando, ela falou o que eu tinha escrito em um dos posts de notícia, ela chamou os julgadores de seu relacionamento com a Marina de hipócritas, pois é o que eles são, e logo depois veio a sambada que deixou a Sapucaí pequena para nossa ladra de flores. 


De todas as brigas Cladu, essa foi minha favorita, por que finalmente tudo foi dito, e isso sem a gritaria das outras brigas, e mais uma vez o que estava sendo dito era o que nós já cansamos de dizer, que casamento não é sinônimo de felicidade, que casar como manda os conformes e usar uma aliança no dedo não significa que você é feliz, como também não significa que você deve viver em um casamento infeliz a toda custo. Aliás... Essas cenas com aliança estão sendo tão simbólicas desde o dia que Clara viu Cadu conversando com a Verônica. Não tem como, tudo que envolve o núcleo Clarina é escrito com mais delicadeza, não vem com os diálogos todos mastigados, você tem que interpretar a maioria das cenas para ver o conjunto significa.

Tudo que a Clara disse me desestruturou completamente, não da forma que deve ter desestruturada a família brasileira, mas sim de uma forma maravilhosa, pois fazia tempo que eu esperava esse discurso, fazia tempo que eu esperava ela dizer algo que fizesse minha certeza de que Clarina ser end game não fosse mais abalada por absolutamente nada, e a cena veio, e mais uma vez veio para que eu renovasse as minhas forças, para que eu voltasse a ligar meu caps lock, porque de verdade, eu não estava me sentindo eu mesma sem usá-lo, a cena veio para dizer que mesmo que amanhã eles não estejam assinando o papel do divórcio, eles vão assinar, a cena veio para dizer que não tem mais volta, vamos ter Clarina, quem tinha medo de que Clara terminasse a novela com o Cadu pode perder esse medo, pois teremos Clara e Marina no final, e isso não é criar a maldita expectativa, isso é dizer a realidade, a cena demorou, mas finalmente ela veio. E a cena também veio para deixar mais do que firmado que realmente, mesmo quando Giovanna Antonelli não é a protagonista da novela ela se torna, pois ela deu outro tom a cena, com toda certeza, se fosse outra atriz fazendo essa mesma cena não teria metade da destruição que foi a cena, como eu disse, foi uma briga sem grito, mas foi uma briga que você conseguia sentir que aquilo era a gota d'água, que a garganta tinha sido desentalada, ela conseguia fazer a gente sentir o que a Clara estava sentindo, fazia a gente querer responder as perguntas retóricas que ela estava fazendo, ela fazia a gente vibrar a cada palavra que saia de sua boca. Deixa aqui registrada a minha reverência.


Claro que tem o questionamento de quando elas vão ficar juntas agora, se vai ser daqui duas semanas ou se vai ser no final da novela, eu digo para vocês que hoje, escrevendo esse O Laudo, eu não sei responder para vocês, e agora eu nem me importo, com toda certeza vou voltar a me importar entre o capítulo de sábado e o de segunda e usarei meu caps lock muito para isso, mas nesse momento eu não me importo, pois vou vê-las juntas, e tem mais, vou ver a história de amor que nos foi prometida voltando aos eixos, e o mais importante de todas essas coisas importantes que eu já disse, vou dar adeus de vez (pelo menos espero) a dor de estomago que foi embora no exato momento em que Clara terminou de mandar o recado para a família brasileira em sua conversa com o Virgilio.

Não vou dizer que eu não vou criar mais expectativas, pois sou aquela shipper trouxa que cria expectativas com um suspiro, não vou dizer que não vou ter meus surtos bipolares, mesmo porque eu faço parte do fandom mais destruidor da vida inteira, e se tem algo que somos mais do que batalhadores é bipolar.

Alguns podem achar que não, e fazer com que outros passem a achar que não também, mas um capítulo como o de hoje é reflexo de toda nossa luta, reflexo das nossas tags, reflexo das nossas mensagens no CAT, reflexo dos nossos comentários no Gshow e até reflexo do nosso caps lock no twitter.

Com toda certeza vai ter copa, mas vai ter tanta copa que quando acabar a copa ainda vai ter mais copa. Então... Keep calm, continuem sendo bipolares, pois esse é nosso jeitinho, continuem shippando Clarina porque estamos mais perto do nosso canon.

E comprem os coletes de volta, pois nunca se sabe quando vamos ser pegos desprevenidos desse jeito.

E aqui vai a colaboração e as palavras e incentivo da Helô:

 
E FAZ CONTINUAR! FAZ ACONTECER! CAPÍTULO 101 RAINHA, CAPÍTULO 100 NADINHA! SOU FELIZ POR ISSO ESTOU AQUI AS VEZES DA BOM SHIPPAR SAPATÃO! (Oi?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário