quarta-feira, 28 de maio de 2014

Boteco Entrevista - Manoel Carlos (Maneco)


Quando entramos neste barco furado que é shippar sapatão da rede Globo, já imaginávamos que tomar no cobre diariamente faria parte. Agora estamos aqui tirando a água (lágrimas nossas e da família BR) com uma cumbuca para evitar que o barco afunde antes que chegue o dia das flautas serem substituídas pelas trombetas que anunciarão Clarina finalmente canon. Neste Marina (sofrimento) todo nós já descontamos a raiva e colocamos a culpa na Clara, no Cadu, em 99% do elenco, nos diretores, no PT, na Rita, na família BR e é claro, em quem começou a história toda: Manoel Carlos.

Atualmente o que mais se vê é gente perguntando o quê que o Maneco fumou pra estar escrevendo essas coisas. Ninguém sabe exatamente se o problema está em um só lugar, ou se é karma de sapatão mesmo e tudo colabora pra atrapalhar o ship. Nossa repórter Brunisa então foi até à fonte de nossas noites mal dormidas: a casa do Maneco no Leblon, onde ele bota os dedinhos roliços pra trabalhar (diferente dos dedos da Marina) e escreve todas essas coisas sem sentido que estão rolando na novela.

O relato que você vai ler agora foi o que conseguimos reunir desta visita feita por nossa querida quebra galho do Boteco,fruto de imaginação fértil, e como não poderia ser diferente, falar com o Maneco foi uma experiência tão confusa quanto acompanhar esta novela.

Leiam o relato escutando essa música pra tudo fazer sentido:



São 8:39h da manhã, e eu, Brunisa, estou aqui na porta da casa do autor Manoel Carlos, respirando fundo pra não dar a louca e  gritar com ele quando ele abrir a porta, pois sou uma profissional séria. Então vou fazer valer todas as macumbas onlines, e pilhas de louça suja que criaram já até fungo enquanto a gente faz campanha.”

“Agora são 8:45h da manhã, a empregada abriu a porta e pediu que eu aguardasse sentada na frente do escritório de Maneco porque ele já vai me atender, está saindo uma fumacinha das frestas da porta do escritório e me dando uma dor de cabeça..”

“9:12h e o Maneco ainda não veio falar comigo, será que esse velho pensa que não tenho mais o que fazer, tipo subir TAG no twitter e enviar mensagens pro CAT da Globo?! Comecei a assobiar aqui pra ver se chama a atenção dele.”

“9:20h da manhã, estou aqui com o ilustríssimo senhor Manoel Carlos, um dos melhores escritores da TV brasileira sem dúvida e blá blá blá, puxassaquismo o senhor sempre ganha né? Vamos pular pra entrevista, ok?”

Por algum motivo Brunisa disse para começar ilustrando a entrevista
com essa imagem.
- Maneco: Tô bem, tô zen, já passei do capítulo 100.

- Pois é, muito legal, 100 capítulos, da sua última novela, agora faltam 2 meses e o senhor aposenta... O objetivo desta entrevista é saber se o senhor vai fazer com que tenha copa sim, e se esta copa vai acontecer antes ou depois da copa lá de futebol que ninguém liga. Por copa eu quero dizer: Quando que Clarina vai virar canon, pelo amor da Santa dos ships impossiveis?!

- Maneco: Sim, sim, sim...

- Sim o quê? Sim que vai ter copa ou...?

Maneco ficou balançando a cabeça e assobiando e nossa repórter ficou confusa.

- Alô? Terra para Maneco, o senhor pode me responder se Clarina vai acontecer logo ou não?

- Ahhh, Clarina, quando me paravam na rua pra falar “Se Clarina não ficar juntas eu paro de assistir” “Clarina salva a novela” “Agiliza Clarina” eu pensava que estavam me confundindo com o Benedito Ruy Barbosa e Clarina era uma personagem de Meu Pedacinho de Chão, porque não tem nenhum personagem com esse nome na minha novela. Só semana passada que jogaram uma flauta aqui e quebraram a vidraça e minha empregada disse que se eu tivesse feito Clarina ficarem juntas isso não teria acontecido, que eu perguntei pra ela quem era Clarina aí ela explicou.

- Pelo amor de Deus, o senhor só pode estar brincando! Quer dizer que esse tempo todo você não sabia que a única coisa que dá audiência nessa novela é Clarina? O senhor não acompanha redes sociais, jornais, etc???”

- Acompanho sim, inclusive fiz uma pesquisa minuciosa antes de começar a novela e descobri que a maioria das lésbicas namora a distância, só conversam por skype e deixam depoimento no orkut uma da outra, então cheguei a conclusão que vocês gostam de relacionamentos difíceis e platônicos, portanto, Clara e Marina é o tipo de romance que vocês gostariam de ver não é não?

- Olha.... eu tô ficando meio tonta aqui e não sei se é de raiva, ou se é alguma coisa neste escritório que tá me fazendo mal.

- Minha filha, relaxe... Aceita um trago?

Aí então Brunisa descobriu o que estava causando mal estar: um narguilé soltando fumaça adoidado no escritório. Fazendo um não com a cabeça, Brunisa não quis o narguilé.

- Good vibes, vamos lá... Se não quer, tem algo que eu possa fazer pra ajudar?

- Tem sim, escrever agora uma cena bem linda onde a Clara impede a Marina de ir embora, elas se beijam, vão morar juntas e adotam uma chinesinha.

Maneco puxa um trago, faz uma longa pausa e cantarola:

- Tô bem, tô zen, entrei pra faculdade com ENEM.

- Por que que você tá cantando isso? O que tem a ver com Clarina?!

- Adoro essa música, foi por isso que pedi a Manu Gavassi na novela.

Brunisa senta-se ainda tonta da fumaça no sofá.

- Não dá pra parar essa fumaça não? Tá pior que o carro fumacê de matar mosquito. Pensei que o senhor tava fumando orégano ou cheirando Bon Air pra tá fazendo essa presepada toda na novela, mas é bem mais grave. O senhor colocou Manu Gavassi, flauta, Helena chata, vilã que não faz nada, isso todo mundo já sabe. Mas dava pra esquecer tudo isso, e dar o rumo certo pra Clarina, faz favor? É tudo que a gente quer.

- Não é tão fácil assim, primeiro eu penso nas cenas dos protagonistas, isso leva horas, depois eu penso nas falas do Benjamin, o que leva mais horas ainda, depois eu faço uma pausa pra regar os pés de maconha na varanda, aí eu volto, penso nas cenas onde tenho que botar bicicleta do Itaú, e nas cenas de banho pras pessoas usarem Natura, aí se eu não dormir eu escrevo as cenas Cladurina.

- CLADURINA? Meu cobre! É Cla-rina, o senhor crie vergonha. Em 2003 quando você fez Mulheres Apaixonadas, Clara e Rafaela até tomavam banho juntas, ficaram juntas a novela quase toda, e agora o senhor faz essa palhaçada por que? Você cansou de falar que daria pra elas uma história de amor como qualquer outra! Com todo o respeito, mas o senhor tá caducando.

- Não estou... Estou aqui na paz de JAH, pra que toda essa impaciência de vocês? Devagar e sempre, relaxem.

Maneco faz o sinal da paz e deita no sofá em frente ao sofá que Brunisa está deitada.

Foto que a Brunisa tirou na hora da entrevista, mas não sei
ta meio maconhada essa foto, não ta não gente?
- Muuuuuito fácil pedir paciência, velho biruta, estamos desde de fevereiro esperando por esse casal, a novela tá acabando, e se tem uma coisa que a gente não é, é obrigada. Mas mesmo não sendo obrigada, levando bomba na escola/faculdade, advertência no trabalho, a gente continua shippando. O senhor não tem dó da gente não? Eu tô é ficando lombrada com esse narguilé.

Maneco então começa a cantarolar, deixando Brunisa possessa.

“10h da manhã, estouy ficanmdo muito dorgada e esse velho noa me responde direitop´. Partireei pra outra formna de entervistsa.”

- MANÉco, me responde aqiui rapidpão, já to falando igaul seu Benjamin, eu faço a perhgunta e voscem respond só SIM OU NÃO, Okj???????

- Sóóóóóó.

Brunisa tampa a cara com uma máscara, já se sentindo Cadu.

- Clara e Marina vão ficar juntas logo sim ou não?

- Sim.

- Marina e Clara vão ficar juntas logo sim ou não?

- Não.

- Você acabou de dizer que sim, aff

- Não.

- A Marina vai pra Londres?

- Sim.

- A Clara vai atrás da Marina?

- Não.

- Como assim?!

- Sim.

- Você vai investir mesmo nesta palhaçada de triângulo amoroso?

- Não. Sim.

- ?????

- Ganhei?

- Ganhou o quê?

- O jogo de adivinhação.

- Ai desistoooooooooo! Me deixa escrever essa novela pelo amor de Deus.

- Sonha, Alice. Aliás, posso te levar para o país das maravilhas, toma aqui uma trouxinha, que eu tenho que voltar a escrever. Tenha um bom dia. Paz!

Brunisa então começa a chorar inconsolável e a última coisa que ouvimos dela foi:

”10:30h da manhã, estou tontíssima, estirada aqui no escritório do Maneco, se eu conseguir alguma coisa boa pra Clarina eu aviso, mas ele me deu um cigarro e eu to lkjklajajweoiqjkmwçq,çwqlçwqkeplq”

Neste momento estamos procurando nossa querida repórter, pois quando ligamos para o seu celular só conseguimos ouvir reggae do outro lado da linha. O Boteco agradece o apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário