domingo, 20 de abril de 2014

[UTILIDADE CLARINA] Campanha Apoio a Clarina




Os últimos capítulos de Em Família vem plantando uma semente de dúvida em quem acompanha o casal interpretado por Giovanna Antonelli e Tainá Muller, a ponto de fazer questionar se ainda poderemos usar o nome de Clara e Marina juntos em um termo que a torcida carinhosamente usa pare se referir a um relacionamento amoroso definitivo que supostamente não demoraria a acontecer: Clarina.

Temos motivos para nos preocupar com o futuro das duas? Provavelmente sim, e é por isso que ressaltar que vivemos em um país homofóbico e machista é necessário, não é sensacionalismo ou exagero quando reagimos nas redes sociais pedindo a rede Globo que seja fiel a história das duas na novela, pois boa parte da audiência é conservadora, homofóbica e machista, então, é fácil concluir que essa audiência influência nas atitudes tomadas pela emissora, pois o que importa são os números, a utilidade pública/social fica em segundo plano.

Uma recente reunião dos responsáveis pela novela das 21h definiu mudanças, algumas sutis, outras nem tanto, como é o caso do plot de Clara e Marina. Até semana passada eu diria que os empecilhos na história das duas eram normais, pois o autor Manoel Carlos inúmeras vezes demonstrou a atenção especial que tem com esse (ainda por vir) belo relacionamento, ele garantiu um tratamento igualitário com a história delas e não se pode negar que desde o começo da novela nos surpreendeu com cenas delicadas e outras consideradas ousadas, que ainda não tínhamos visto serem permitidas a um casal gay na teledramaturgia. Mas infelizmente, o rumo da novela não depende só do autor.

A audiência está muito insatisfatória e isso pode afetar bastante Clarina embora saibamos que elas são a única parte que funcionava bem, o problema é a novela como um todo, que não consegue engrenar. As cenas anunciadas pelo próprio site da Globo estão sendo diminuídas ou cortadas, isso está acontecendo com outros núcleos da novela também, mas o que causa alarde maior é que estava praticamente confirmado que o romance das duas começaria até o fim deste mês, não podemos tirar conclusões precipitadas, pois não sabemos os planos dos diretores, sabemos que Maneco de forma alguma daria para trás com esse casal, e a essa altura, não tem como apagar tudo que Clara e Marina passaram juntas, elas estão apaixonadas, e sim, nós sabíamos que haveriam (e haverão) altos e baixos e muitos empecilhos, obviamente que um marido doente não se pode largar do dia para noite, mas a emissora claramente está testando a torcida, fazendo Clara demonstrar interesse em Cadu e Marina ao mesmo tempo e provavelmente vai empurrar a história de qualquer jeito por muitos capítulos. Porém, para ajudar o (futuro) casal a seguir o rumo que estava se desenhando de uma forma tão bonita, nós precisamos nos mobilizar.

O problema não é a torcida delas, que sem dúvida é grande, organizada e além disso ultrapassa as barreiras do Brasil e chega a outros países, o problema talvez nem seja o barulho feito pela audiência conservadora, talvez seja por erro de planejamento da emissora, de qualquer forma, a nossa voz tem que ser ouvida, Clarina tem a oportunidade de ser o primeiro casal homossexual da tv Globo a ser representado de forma natural. Todos os casais merecem isso, todo grupo, principalmente as minorias, como é o caso dos homossexuais, clama por algo muito importante: REPRESENTAÇÃO. Elas são a representação que as mulheres infelizes no casamento e que se apaixonaram por outra mulher esperavam, são a representação que mulheres jovens e gays podem se identificar, são a representação que mulheres e homens gays de todas as idades esperam, para mostrar que duas pessoas do mesmo sexo podem se amar, constituir família, viver como qualquer outro casal, porque infelizmente, boa parte da população ignora isso.

Em Viver A Vida, tivemos a felicidade de ver Félix e Niko terminarem a novela como um casal feliz, tivemos o primeiro beijo gay já transmitido em novelas da maior emissora do Brasil. Com Clarina nós podemos ir mais longe, e quanto mais pessoas exigirem isso, mais perto de uma representação justa chegaremos. Diariamente vamos ouvir e ler comentários dizendo que não precisa mostrar gays na TV, pois todos sabem que eles existem, que ninguém pode ser obrigado a ver beijo gay, que isso é um desrespeito com a família tradicional. Pois bem, essas pessoas não precisam como muitos dizem, que a luta pela causa gay vá devagar para não chocar a população. Chocante é o que os gays sofrem todos os dias com a homofobia. As pessoas tem que aprender que se não gostam, que mudem de canal, que todos sabem sim que gays existem, mas que eles precisam se mostrar mais do que nunca, porque diferente de obrigar a ver uma demonstração de carinho como um beijo, ser obrigado a sofrer discriminação calado é muito pior. A luta pela causa é muito complexa, e talvez essas personagens homossexuais não sejam o aspecto mais impactante nesta luta, mas é com certeza, uma grande vitória conseguir que elas estejam presentes da forma mais natural possível na mídia, para mostrar que o respeito é essencial e que amor é amor.

Então para continuar mostrando que Clarina tem o nosso apoio e que queremos um final feliz para o nosso casal e que elas engatem logo nesse romance e também que as cenas parem de ter somente 30 segundos, não vamos deixar de colocar nossa tag diário nos Trends Topics já que vimos que faz a diferença e saímos até no site da UOL, mas precisamos ir mais longe, por isso pedimos a todos que enviem email aos principais sites que serão listado a baixo, assim como tweets e mensagens no facebook (os dois últimos serão atualizados com mais nomes no decorrer da campanha), pedindo para que ajudem a divulgar a nossa campanha e mandando pedidos e argumentos do porque Clara e Marina devem viver sim essa história de amor sem censura.

Fale com a Globo (@rede_globo) - O nosso principal alvo. Com a caixa de entrada cheia com nossos pedidos, eles não tem como nos ignorar, eles vão ver que não somos só uma torcida que sobe tag no twitter e não toma outras atitudes, mas também não vamos deixar de encher as mentions deles também.

Os emails enviados pela Globo, favor encaminhar também para o email clarinainaina@gmail.com, pois eles serão impressos e o objetivo é que eles sejam entregues diretamente ao Maneco, então lembrem de exaltar como o Manoel Carlos está fazendo um excelente trabalho e que é para que ele continue.

Para o mesmo email mandem também recados para a Tainá, contando a importancia do papel dela, como ela está fazendo a diferença e agradecer por todo o carinho e apoio que ela da para a gente, pois esses emails também serão impressos e entregues a ela.

Fale com o Extra - O Extra é um dos principais sites sobre a novela e que no começo soltava vários spoilers Clarina, mas agora com as cenas cortadas também não temos spoilers. Mandem o link do Boteco pra eles, façam pedidos para falarem da campanha. O Fale com o Extra fica no final da página.

Pra quem tem wpp também mandem pedidos para o Extra pelo número (21) 99809 - 9952

Patricia Kogut (@PatriciaKogut) - Outro site também com chuva de spoilers Clarina no começo e que já fez até enquete perguntando se os telespectadores são a favor de Clara e Marina ficarem juntas.

Fale com o Uol (@UolNoticias)- Como tem o link da noticia lá em cima... Uol já postou até uma noticia sobre a tag #MarinaBeijaClara, então se lotarmos o fale conosco deles não vejo o porque deles não fazerem uma noticia sobre a nossa campanha. O Fale Conosco fica no final da página.

AfterEllen (afterellentips@gmail.com) - Quando a novela começou o After Ellen que é um site internacional voltado ao público bi e homossexual fez uma matéria maravilhosa sobre Clarina, como a história delas estava sendo contada. Mandem falando da campanha para eles, pedindo o apoio, pois isso já seria mais um diferencial para mandar emails para a Globo usando até o próprio site do After Ellen. Lembrando que é necessário que o email esteja em inglês.

MSN Enterterimento - O único meio de contato é pela página do Facebook, porém eles vivem postando noticias Clarina também, então...

Junto com os emails também mandem links com prints dos Trends Topics, incluindo desse sábado que fomos parar nos mundiais, mais o link do video Clarina Amor Sem Censura encontrado logo a baixo.




Vamos continuar mostrando que unidos fazendo a diferença. Que homofobia e hipocrisia não tem vez aqui. Conto com a participação de todos, pois o Boteco também é coisa séria.

45 comentários:

  1. Excelente mobilização, Bruna!!! Temos que nos unir e agir mais efetivamente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal a mobilização!!! Estão de parabéns pela iniciativa... pq realmente corre o risco de desfazerem o casal pq algumas pessoas que são contra alegam oposição ao casal pq que representa o cadu é o Gianecchini. O que demonstra total falta de argumento, visto que o próprio ator declarou torcida p/ clara e marina (li na entrevista a revista da tv) . Enfim mesmo assim é importante pressionar e se manifestar... agora pq vão entregar os impressos p/ o maneco e a tainá? A giovana antonelli não receberá tb não?

      Excluir
  2. Muito bom Bruna... é disso que precisamos, nos unir, nos representar..

    ResponderExcluir
  3. Tamo junto! Eu vou dar o meu apoio e espero que ninguém deixe de fazer isto mesmo amando elas, porque se amam elas então têm que fazer isto. Não é barraco, é justiça, é garantir que sabem o quão importante elas são e como não podem ser deixadas a meio da história sem que isso afecte uma população que vai para lá do Brasil. Belo post!

    ResponderExcluir
  4. Vocês possuem meu total apoio! Bruna, esse post foi bastante necessário, espero que todos que acompanham o Boteco ajudem. É uma importante questão social que não pode ser ignorada apenas pelo fato da "família" brasileira ainda pensar de forma medieval. Vamos à luta!

    ResponderExcluir
  5. isso aeeee! não da pra respeitar uma emissora que desiste de contar histórias por pressão preconceituosa

    ResponderExcluir
  6. Certeza que se cada uma fizer um pouco o barulho vai ser grande.
    Espero que a Bruna ou Helô, ou quem tenha escrito esse texto aqui em cima, o tenha enviado a Globo. Ele ta perfeito, como tudo que é feito aqui no Boteco!
    Parabéns, meninas!

    ResponderExcluir
  7. Assino em baixo em tudo o que você disse. A Globo tem que perceber qual é o real motivo de nossa mobilização, que não se trata de uma campanha sem pé nem cabeça. Vou escrever meus motivos por querer que Marina e Clara fiquem juntas e vou bombardear os e-mails de toooodos!
    Pessoal, agora mais do que nunca temos que argumentar com eles, mostrar os motivos para apoiarmos o casal. Não se exaltem, não usem termos ofensivos, somos melhores que essas pessoas preconceituosas que se utilizam do baixo calão para exigir seus "direitos". Temos que ressaltar o trabalho do Maneco, que até agora tem se mostrado a favor da união das duas, e também elogiar o trabalhos das atrizes, pois elas em todas as cenas Clarina se dedicaram tanto que nós, telespectadores, nos encantamos ainda mais pelas personagens, como consequência nos fez querer lutar todos os dias nas redes sociais pela união desse casal, sim casal!
    Então, vamos usar nosso bom senso e nossos melhores argumentos! BORA GATALHADAS E FORMIGUINHAS!

    ResponderExcluir
  8. Tem meu apoio incondicional! Muitas pessoas pensam que isto é besteira e que uma obra de ficção não deve ser levada tão a sério, mas acreditem, deve sim. As novelas, assim como o futebol, sempre foram uma ferramenta muito importante no nosso país, já foram inclusive, e continuam sendo, usadas para alienar nosso povo. Mas também são usadas para conscientizar a população, Manoel Carlos em especial tem o costume de levantar debates importantes em suas tramas, abordando assuntos polêmicos e incentivando os telespectadores a pensar, discutir e procurar mudanças. Por isso acho muito importante que essa campanha seja levada a sério, como eu vejo que está sendo, que ganhe proporções mundiais e que sejamos ouvidos. Não vai ser uma novela que vai mudar uma nação inteira, é bem verdade, mas dado a visibilidade que essas histórias tem e o poder de influenciar tanto positiva quanto negativamente, seria uma vitória a ser comemorada, uma vitória da tolerância, do respeito ao próximo e do amor, independente do gênero.

    ResponderExcluir
  9. gente eu mandei email pra globo, eles respoderam que respeitam a opinao e q iriam repassar pra direcao da novela.

    ResponderExcluir
  10. Criei um post de apoio a CampanhaClarinaSemCensura no meu perfil do Google+
    https://plus.google.com/107880476240724315976/posts/1EP27rBGRfu
    #clarina #clarinaamorsemcensura

    ResponderExcluir
  11. Bruna,
    Excelente texto! (como sempre).
    Seria importante que suas palavras fossem propagadas para além do ''Boteco''. Seus argumentos são fundamentados e persuasivos. Poucas pessoas têm o dom da retórica como você. Propagar suas ideias nesse momento seria muito importante para atingirmos nossos objetivos. Pense nisso!
    Faremos nossa parte também!

    ResponderExcluir
  12. estoy con ustedes en todo lo que sea necesario!

    ResponderExcluir
  13. Bruna:

    Parabéns por mais um excelente texto e também pela convocação.

    Precisamos mesmo nos mobilizar,porque a novela está descambando para um lado nada positivo. Confira:

    http://www.purepeople.com.br/noticia/manoel-carlos-investe-em-cenas-de-sexo-para-subir-audiencia-de-em-familia_a19229/1

    Cadu e Clara...e Marina e Vanessa. ARGH duplo! Isso tem que parar.

    Ok, novela é uma obra aberta...blábláblá, só que já passou da hora da Família Brasileira descobrir o botão que serve pra mudar de canal, caso se depare com cenas que retratam a realidade que ela tanto rejeita.

    E se a luz no fim do armário se extinguir, mais uma vez seremos varridas pra baixo do tapete dessa sociedade hipócrita, machista e etc.

    ResponderExcluir
  14. Apoiando totalmente! Não devemos seguir a vida de braços cruzados, as coisas não acontecem magicamente.

    ResponderExcluir
  15. Antes de qualquer coisa, desculpa pelo tamanho do texto. É um desabafo.
    Nos últimos dias, tenho me sentido doente. Doente de sensibilidade por muita coisa que ando presenciando nesse mundo. Pra ser mais específica, no nosso país. Tenho enchido os meus olhos d'água com muita facilidade por causa de tanta transgressão do ser humano com e para o próprio ser humano. Pesa o coração olhar sites e redes sociais e perceber que há muitos comentários cheios de veneno. Porque é isso, não há outra palavra pra descrever essas ações que não seja "veneno". Na novela anterior, o casal homossexual foi aceito pelo público, mas por quê? Por que essa história linda e delicada que está sendo contada na novela de Manoel Carlos ainda gera revolta, se o ponto de partida já foi dado com um beijo entre os personagens de Mateus Solano e Thiago Fragoso? Não sei se dá pra responder tudo, mas um dos motivos é o machismo. Meninas, não sei se vocês concordam, mas ao meu ver um casal homossexual composto por homens é mais bem aceito na sociedade. E isso por causa de como o gay (homem) foi mostrado na maioria das vezes pela mídia. Tem sempre um toque cômico. Quantos personagens gays de novela já existiram? Façam as contas e vocês perceberão que eles são sempre "escrachados", são sempre aqueles que são os melhores amigos das mulheres, das filhas, enfim... É uma caricatura. Parece que eles não têm muitos dilemas na tv. Parece que, para serem aceitos como personagens, não deve existir uma carga emocional forte com a qual ele tenha que lidar durante o folhetim. Essa é a primeira vez que uma história de amor entre mulheres (na rede Globo) chega tão longe em questão de carinho explícito, de sensualidade e de paixão de uma maneira tão bonita. Tenho acompanhado a novela e torcido muito por Clara e Marina como um casal. Assim como muita gente também pensa, acho que é a única parte que vale a pena acompanhar, porque a novela é muito morna. Mas é mais do que isso, tem valido a pena acompanhar porque a história das duas é realmente empolgante. Atuações impecáveis das atrizes e uma ambientação que faz a gente se transportar pra o enredo, viajar, imaginar e sentir as emoções que são passadas pelas personagens, porque o meu coração também se acelera junto com o da Marina sempre que a Clara dá uma demonstração de seus sentimentos à fotógrafa. E como não? É como se a gente tivesse revivendo aquela coisa do primeiro amor de verdade, da primeira paixão. Sobre a história, é visível a evolução da humanidade da personagem da Tainá. E não vou me estender a isso, porque também já foi muito falado. A Marina de Tainá Müller começou de um jeito e foi completamente modificada por nada mais nada menos que o amor. É simples. Gente, na cena de ontem, isso ficou explícito. Ela está apaixonada. Ela ama. Quem não fica bobo/boba quando ama? No começo há a conquista, há aquela coisa mais predadora, é assim com a maioria. Depois vem o sentimento mais profundo, que faz a gente se comportar como adolescente descobrindo uma paixão. A Clara é outra. Nota-se perfeitamente a evolução na sua postura. São personagens multiformes, que cresceram à medida que seus enredos foram sendo revelados e desenvolvidos. E essa mudança foi feita de forma deliciosa de se acompanhar. Dá gosto de ver cada cena das duas, porque elas passam muita verdade no olhar. O que é aquele olhar da fotógrafa, né? Mas sabe o que incomoda? É que as pessoas não conseguem enxergar a beleza nas cenas. Não conseguem enxergar os sentimentos, apenas direcionaram suas mentes para o que consideram errado e é ali que vão cair matando. Cultura e sensibilidade mandaram lembrança ao povo brasileiro, porque as cenas estão encantadoras (principalmente a do flashback e a do quase beijo) até mesmo pra quem não torce pelo casal por motivos reais que não sejam preconceituosos. Não vou nem comentar sobre o fato de existir um cara na novela se relacionando com três mulheres e traindo a sua companheira, mas parece que isso é normal para a sociedade brasileira. Bando de hipócritas.

    continua...

    ResponderExcluir
  16. continuando..

    Se colocasse um Caio Castro da vida, um Rodrigo Santoro ou seja lá qual for o galã bonitão pra disputar a Clara com o Cadu, ninguém ia levantar uma imagem com as seguintes palavras escritas: "Mulher larga filho e marido pra ficar com outro homem.", por isso digo que muita coisa tá fundamentada no machismo. Machismo esse arraigado nas próprias mulheres. Mas enfim...
    Tenho acompanhado o blog e sempre morro de rir. Você tem talento pra esse tipo de humor, Bruna. Chego a rir alto. hahaha Parabéns de verdade, você traz leveza a uma parte de espectadores que anda muito preocupada com os rumos que uma sociedade pode tomar por causa de preconceito. Tenho plena ciência de que há uma torcida enorme por "Clarina". Enorme mesmo. E sinceramente? Tenho fé nessa história. Acompanho as notícias e a mobilização. Sei que andam dizendo por aí que tão querendo cortar o casal, mas não sei se acredito que vão fazer realmente isso. A história das duas já chegou longe demais pra voltar atrás. Por isso acredito que essa fase que vai entrar agora seja só uma tentativa de a personagem da Giovanna se convencer de que pode levar a sua vida do jeito que sempre foi, mas a paixão vai falar mais alto. O que me preocupa mesmo é ver demonstrações de homofobia e de qualquer outro tipo de preconceito sendo compartilhadas na internet (e principalmente fora dela, como mortes, espancamentos etc), como ontem, uma mulher, no instagram da Gionvanna Antonelli, colocou um comentário dizendo que é homofóbica e que quer morte aos gays, detalhe é que ela se diz cristã, mas parece não seguir o que o padre ou pastor prega todo domingo na missa ou no culto, que é a tolerância, o amor ao próximo, o respeito. Como uma pessoa dessa pode dizer que tem Deus no coração? Imagem compartilhada de "Meus filhos e eu não queremos ver beijo gay. Mulher abandona filho e marido pra ficar com outra mulher"... Isso me preocupa bastante não só pela novela, mas principalmente pela vida real. Comentários do tipo "não tenho preconceito, mas a emissora tá focando muito nisso", "não tenho preconceito, mas não sou obrigado a ver isso", é sempre o "não tenho preconceito, mas...". Pessoas que usam o nome de Deus ou a religião para apontar e julgar o amor, sentimento esse que tanto faz bem a uma humanidade doente. Tem gente que diz sentir "nojo". Essa palavra é tão pesada. Por que nojo? Por que sentir nojo de uma coisa tao sublime que é amar? Esse nojo é o disfarce do ódio, e é lamentável como há tanto ódio sendo disseminado por aí. Tudo é uma questão de respeito. Respeito esse que anda faltando na essência de muita gente que habita esse país. Às vezes, parece que estamos retrocedendo, mas aí eu paro, penso e olho pras muitas pessoas que dão exemplo de bondade e procuro manter um olhar otimista. Afinal, o ser humano tá aqui pra evoluir, não é mesmo?
    Parabéns, de novo, pelo blog, Bruna. E mais uma vez desculpa pelo tamanho do texto. Faz dias que tô querendo comentar, mas sempre me segurava.

    Luz pra todo mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para a menina ''anônimo'' acima
      Gostei muito do que você escreveu. Estamos todas nos sentindo fragilizadas, frustradas e impotentes.
      É muito chocante ver a reação contrária ao amor entre duas mulheres.
      Compactuo com as suas ideias acerca das diferenças acentuadas entre os homossexuais masculinos e os femininos. Os primeiros têm uma aceitação pública maior e ocupam melhores postos de trabalho. É inexpressivo ainda o número de mulheres lésbicas com projeção social em relação aos homens gays.Temos pouca representatividade e quando há a possibilidade de nos vermos retratadas, mesmo na ficção, os parcos direitos tornam-se tolhidos.
      Que venham mais Clarinas!
      Não vamos nos desestabilizar ! E sim, fazer com que essas adversidades nos fortaleçam e possam nos manter unidas nesta causa.
      Há alguns dias também escrevi algo similar e pontuei o machismo que impera em todos os segmentos.
      Segue abaixo o que eu publiquei:

      Remover
      Larissa Tatin Meninas,
      Vocês estão chateadas,desiludidas, mas na verdade a novela está retratando uma realidade: uma dificuldade de escolha.
      Quando Clara pensa nos seus sentimentos ,desejos ,ela fica impulsionada a correr para os braços de Marina; pura emoção. Quando ela pensa no seu núcleo familiar, se sente culpabilizada e tenta forçar uma situação que não cabe mais.Mas a maternidade é uma grande responsabilidade e muitas mulheres acabam se sacrificando em função dos filhos.Abrem mão da própria felicidade. É mais comum do que se possa pensar. A parte terrível é que há um certo machismo na história e a pífia conquista feminina. Mas eu acho que não devemos desistir de acompanhar a novela. dar audiência e torcer para um final feliz entre as duas. O tema está sendo bem explorado e demonstra uma luta entre razão e emoção; o desejo versus responsabilidade materna. O homossexualismo feminino caminha a passos lentos em relação ao masculino. Isso demonstra que a sociedade exige muito mais da mulher do que do homem. Uma mulher gay é mais discriminada do que um homem, sobretudo quando ela possui filhos e faz escolhas contrárias ao senso comum.; ao que a ''sociedade'' espera do ser feminino; abdicar da própria felicidade .
      Mas vale a pena acompanhar essa história.
      Não desistam meninas!
      Curtir • Responder • 54 • 18 de abril às 00:03
      o

      Clarina respondeu • 10 Respostas


      Excluir
    2. Pois é... é bem isso. Temos pensamentos parecidos.
      Pra mim, é uma questão básica que tem fundamento no machismo. Lógico que não é o único motivo, mas acho que é o principal. Tem muita coisa pra ser combatida ainda, mas enquanto a sociedade não se curar desse câncer não vai haver grandes avanços não. Quando eu falo "sociedade", eu falo de apenas uma parte dela, porque sinceramente eu vejo muita gente indo de encontro ao preconceito, seja ele de que tipo for. E isso a gente nota nos comentários de coisas postadas relacionadas a tais assuntos. Há muita gente defendendo a liberdade de cada um e isso é estimulante. O problema é a cabeça de quem ainda não se curou dessa doença que é o julgamento, que é achar que existe só uma maneira de se enxergar a vida e acabou. Porque, venhamos e convenhamos, nem todo mundo precisa concordar com isso ou aquilo, afinal as diferenças tão aí pra serem respeitadas, o problema é a maneira de encarar esse respeito. Tem que ter espaço pra todos, em qualquer tipo de mídia e fora dela. Homens, mulheres, heterossexuais, homossexuais, brancos, pretos, amarelos, gente de um olho só, enfim... O que vale é que todos tenham espaço. E que haja respeito quando esse espaço tiver sendo utilizado. Em relação à novela, há tantos casais, por que então não dar espaço pra mais um que representa tão delicadamente uma parte dessa sociedade? Muitas pessoas falam: "Ah, virou moda ser gay." ou "Todo mundo tá virando gay,", "Antigamente não tinha nada disso." . O que essas pessoas não entendem é que a homossexualidade existe desde muito cedo. Na Grécia Antiga já existia e era muito comum. O problema é que com o tempo tomou uma conotação pejorativa, e as pessoas foram perdendo os seus direitos de expressão, os direitos de liberdade (que coisa, não? O tempo passa e tudo retrocede). Até pouco tempo as pessoas viviam reprimidas. Elas reprimiam seus desejos sexuais, mas o mundo mudou e hoje essas pessoas podem gozar de liberdade. Assim como houve (e ainda há) uma grande luta contra racismo, machismo etc., a luta contra a homofobia também venceu grandes batalhas, e é por isso que hoje as pessoas podem ser quem elas são de verdade, quem elas sentem que são. O ser humano ganhou espaço, amém! haah
      Quanto à novela, o negócio é torcer por esse casal lindo, mas eu sou a favor de um boicote, porque, se for pra cortar o romance por pressão desse outro lado da sociedade, vai ser ridículo. Li umas coisas agora à noite que não foram animadoras. Boicote na semana de lua de mel de Clara e Cadu. hahah

      Excluir
    3. Também tenho acompanhado as manifestações de apreço e desapreço em relação a visibilidade gay. Constato que as pessoas que são contrárias não têm argumentos plausíveis; são simplesmente agressivas , intolerantes , reacionárias!
      O lado bom é que as pessoas educadas, gentis e humanas apoiam a diversidade !
      Devemos nos cercar de gente do bem!

      Excluir
    4. http://www.clicapiaui.com/piaui/89263/beijo-de-clara-e-marina-divide-publico-na-novela-em-familia.html

      uóóó

      Excluir
  17. No tengo el link del Trend Topic del sábado, alguien lo tiene para poder escribirles a todos lo que mencionas?

    ResponderExcluir
  18. Bruna, parabéns! Você consolidou a preocupação de todos que estão se manifestando (ou ainda não , mas certamente acompanhando).
    Destaco muitas coisas de seu texto, mas, para não repetir, escolho:
    """todo grupo, principalmente as minorias, como é o caso dos homossexuais, clama por algo muito importante: REPRESENTAÇÃO""" (Bruna)

    Essa representação, continuando de seu texto e dos comentários acima, não pode ser penalizadora, sempre levando gays femininos e masculinos ao rumo do caricato, comédia, anormalidade, rejeição, infelicidade, sumiço, eliminação... Se for penalizadora, como tem sido até agora na tv, com mínimos progressos, reforça ações homofóbicas na sociedade, torna-as naturais, destrói pessoas, psicológica e fisicamente, causa mortes (é só ver as estatísticas policiais).

    Então, não pense a Globo (todos os envolvidos) que não têm responsabilidades ou que a torcida por Clarina é ingênua.

    A história de Clara e Marina encantou por quebrar estereótipos (duas mulheres comuns, cada uma com suas características marcantes de personalidade e história de vida), por mostrar apaixonamento romântico e adulto (que é o natural), com todos os ingredientes tão positivos e necessários entre pessoas, como paixão, carinho, respeito, amizade, dedicação, amor. Sem o trabalho de Giovanna e Tainá, isso não seria possível. Elas estão brilhantes ao nos fazer ver e sentir todas as emoções envolvidas.

    A história encantou e não se aceita um retrocesso penalizador, como se não fosse natural, como se não merecesse a felicidade do encontro tão franqueada aos casais heterossexuais, mesmo àqueles que mal se conhecem, que não tem intimidade nenhuma. Ora! Nojo seria isso, esses encontros sem pé nem cabeça de outras histórias. Não a delas, que é um encontro de almas, termo do começo da história.

    Eu estou na mobilização. Farei minhas mensagens, nessa linha, pois concordo que "respeito é essencial e que amor é amor" como se desenhou entre Clara e Marina e para nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou orgulhosa dessas mulheres se manifestando!
      Ótimo texto!
      Valeu BETH!

      Excluir
    2. Bruna, mais um belíssimo texto! Boteco é lugar de zoeira, mas quando precisa ser sério é sério mesmo, parabéns! E Beth, lindo também tudo que você escreveu.

      Enfim, vou dar minha humilde opinião aqui: neste ponto da guerra, não adianta mais subir tags que parecem coisa de sapatinha adolescente fã de Justin Bieber, tipo Clara Aceita Morar Com Marina, Clara E Marina Nosso Orgulho etc etc. As tags precisam mostrar qual é o centro real da questão: esta briga não é apenas por um casal de mulheres de uma novela da Globo, é uma briga contra o preconceito, a intolerância, o ódio, a homofobia.

      Vamos pensar em tags que reflitam isso, meninas! Não precisa todo dia envolver a Globo, acho bom colocar o deles na reta umas 2x, 3x por semana, mas as tags precisam sempre girar sobre esta causa que é tão importante, não podem ser só sobre um casal de belas mulheres da ficção.

      E se criarmos tags pela nossa causa juntando humor, ninguém segura!!!!! Humor + protesto sempre dá mais certo que só o protesto sozinho.

      O Twitter é uma rede social bacana, reúne muitos formadores de opinião, este pessoal pode achar novela coisa de gente sem cultura, mas adora uma boa novela e uma boa polêmica/tema social-controverso!!! Mas do jeito que vão as tags, eles não vão entender que existe UMA CAUSA aqui, vão achar que isso é só mais um ship e que isso é apenas mais um fandom. E a Globo não vai querer se queimar com este tipo de gente (os formadores de opinião do Twitter), podem ter certeza.

      Pra além disso, este anos teremos eleições. E a homofobia não é crime AINDA no Brasil. Precisamos pensar nisso quando votarmos. Porque o tanto de absurdo que eu ando lendo nestes sites da vida, gente dizendo que tem nojo de homossexual, que a homossexualidade é como o câncer, que isso é coisa do demônio... Se homofobia fosse crime aqui, como o racismo felizmente já é, essa gente toda agora teria de enfrentar a lei, seria processada e muito provavelmente acabaria na cadeia ou pagando algum tipo de pena.

      Excluir
    3. Que bom q gostou da minha tb humilde opinião!
      Concordo com suas ideias. Tb gostaria de tags q refletissem o problema de fundo: a homofobia, que tem consequências terríveis. E disso tudo chegar, como tema, ao menos no jornalismo cultural.

      Excluir
  19. Bueno, ya les escribí a todos, sigamos adelante

    ResponderExcluir
  20. Ai, gente, que triste que a sociedade ainda juguem o amor de duas pessoas adultas. Nao vejo onde está o problema em que duas pessoas do mesmo sexo de amem e vivam uma relaçao aberta. Eu moro na Espanha e aqui quando há uma novela onde mostram um casal de duas mulheres apaixonadas, vemos esta relaçao evoliur como qualquer outra. Vi novelas argentinas também mostrando um romance muito bonito entre duas mulheres de forma bem natural. Porque no nosso grande Brasil Clarina está gerando tanto tumulto, tanto medo de se deixar acontecer a histótia delas sem tabus? Estou amando a relaçao das duas, realmente é a ahistória de amor de televisao que mais esta me cativando, mas agora parece que a relaçao delas esta virando somente uma doce amizade, que pena, fico triste, pois acreditava em uma relaçao bonita e intensa entre elas como jamais vista.

    ResponderExcluir
  21. Adoro o boteco e torço por Clarina. Super apoio a campanha se a emissora censura o casal por pressão de um povo homofóbico está apoiando a homofobia. A história desse par romântico é a responsável pelo pouco de audiência que a novela tem. Se eles querem mais audiência que tentem melhorar as outras histórias na novela e não arruinar a única coisa boa na trama. Enfim espero mesmo por um bom senso e mais coragem por parte da globo.

    ResponderExcluir
  22. Galera, não assistam à novela nos próximos dias. A globo tá testando a audiência com o casal Clara e Cadu. Se a audiência subir (tudo bem que outros casais da trama vão transar e tal), vai ser ruim pra Clarina.
    Não sei exatamente quando começam as cenas do retorno dos dois, mas acho que é ainda nesta semana. Se liguem, não dêem audiência. Se alguém souber a partir de que data, coloca aqui, mas acho que ainda é nesta semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente mas como assim? Como q tu testa a popularidade de um casal numa semana q vai ao ar cenas de sexo de outros casais? Dai é covardia né!

      Excluir
  23. Passem isso no twitter e em outras redes sociais!

    ResponderExcluir
  24. Vcs tem ideia de quando os e-mails vão ser impressos e enviados ao Maneco?

    ResponderExcluir
  25. Acho super válida a ideia dos emails, mas a Globo pode simplesmente enfiar tudo dentro do armário de Nárnia e ninguém nunca vai saber que esta mobilização existiu. Vamos boicotar essa novela uó até Clara e Marina voltarem. Vemos os vídeos da Marina no Gshow e só os da Clara que tiverem a ver com a Marina. Essa novela tá tão flopada que eles não podem perder a audiência das Clarinas. Vamos baixar esse ibope ainda mais!

    Sem Clara e Marina, sem audiência Globo!

    ResponderExcluir
  26. Continuando: vamos boicotar a novela na TV, mas deixando muito claro nas redes sociais e na internet, e tb nos sites uó da Globo (CAT, Kogut, Extra e coisas do tipo), qual é o motivo do nosso boicote. Isso é igualmente importante. Boicotamos e mostramos a razão do boicote.

    ResponderExcluir
  27. Fico imensamente feliz ao ler um artigo como esse e minha esperança só aumenta, pq tenho certeza de que se não desanimarmos e aderirmos com tudo a essa campanha e qualquer outra que venha a ser feita, nosso destino é ganhar essa batalha e o gostinho vai ser maravilhoso.Todos que estão aqui vamos aderir a campanha e mandar e-mails a favor de Clarina em todos os endereços postados acima.Temos também um abaixo assinado para que o romance delas não morra na praia.

    http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/29159
    Por favor ajudem assinando
    DOCUMENTAÇÃO É OPCIONAL GENTE, NÃO É OBRIGADO, NÃO DEIXEM DE ASSINAR POR ISSO, OK?
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  28. Galera, não tem o link do email da globo? Porque ficar por twitter fica muito limitado em 140 caracteres. Ou mandar o e-mail direto para o clarinainaina@gmail.com já resolve alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você manda sua mensagem por aqui: http://falecomaredeglobo.globo.com/

      E manda uma cópia do que foi escrito para o e-mail das meninas do Boteco.

      Excluir
  29. lean esto está dando resultados http://www.afterellen.com/homophobia-em-familia/04/2014/

    ResponderExcluir
  30. http://allthingsclarina.blogspot.com.br/2014/04/clarina-needs-moment-of-your-time.html

    ResponderExcluir
  31. Adorando o Boteco!! Eu e meu namorado, estamos na torcida por Clarina!! Acho um absurdo pessoas no meu convívio por exemplo colegas de trabalho, falando que pega mal curti Clarina. Detalhe sou Publicitaria, trabalho numa agencia de Marketing, acredito eu que nesse ramo as pessoas além de ser criativas... tem que ter uma mente mais aberta, Infelizmente me enganei, mas não são todos, ainda bem. Na família do meu namorado, a prima dele assumiu e no começo foi muito complicado.. quase toda a família dele virou a cara pra menina, somente a mãe dela eu e meu namorado, demos apoio! tanto que ela ficou algumas semanas na minha casa. Estou adorando toda essa mobilização e espero, sinceramente a Globo não acabe com uma linda historia de amor! Infelizmente além do preconceito, a "moral da família brasileira" oque pesa mais é isso $$$$. Contratos com anunciantes, audiência... etc quem trabalha nesse meio sabe oque estou falando. Estou dentro da campanha, as redes sociais é a maior arma, além de outros canais de contato, parada gay tá vindo aí... uma grande oportunidade de manifestar. Parabéns Bruna, escreve muito bem!

    ResponderExcluir
  32. Cá estou eu enchendo a caixa de vcs com as mensagens que mandei e estou mandando para o CAT hahahahaha vou começar a enviar agora para os blogs

    ResponderExcluir
  33. Meninas, por favor, divulguem o abaixo-assinado no post também!

    http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/29159

    ResponderExcluir